Vamos começar deixando claro o que é uma “empresa que acredita nas pessoas”. São empresas que investem nas pessoas porque acreditam que elas são capazes de crescer, de se desenvolver e de gerar resultados melhores. Empresas que acreditam nas pessoas sabem que todo investimento feito em sua equipe tem retorno rápido e multiplicado.
Agora vou te mostrar 05 sinais que mostram como funcionam as empresas que NÃO acreditam nas pessoas (ainda que algumas digam que acreditam).
1 – A empresa que vai contratar um treinamento ou palestra e não dá retorno ao prestador de serviço que encaminhou uma proposta ou solicitou uma call de alinhamento. Essas empresas aparecem no whatsapp ou email (nunca ligam!) e pedem um “orçamento”. Querem saber o preço de um produto entregue dentro de um caixote, mas se você trabalha fazendo propostas personalizadas e serviços entregues por demanda, vai ficar falando sozinho. A empresa “vai estar ligando” para outras quarenta e sete pessoas que fazem esse serviço e podem entregar um orçamento rápido.
2 – A empresa que quer uma “palestrinha”. O uso do diminutivo não é uma demonstração de carinho, é de desrespeito e desprezo mesmo. Essas empresas acham que palestras são perda de tempo e que só vão ser sessenta minutos de “historinhas” e “brincadeirinhas” para a equipe (viu os outros diminutivos?).
3 – A empresa que quer a palestra “di grátis” porque é uma chance do palestrante mostrar o trabalho. Não há problema em fazer palestras de cortesia, eu mesmo fiz por 10 anos para o CEVAM – Centro de Valorização da Mulher, para arrecadar donativos para lá. Mas essas empresas pedem “na faixa” porque não veem valor na palestra. Essas empresas jamais pediriam um planejamento tributário ou um cabeamento estruturado ou uma pintura na fachada gratuitas. Mas uma palestra eles pedem, aparentemente porque quem faz palestra não tem nenhuma despesa para fazer.
4 – Apesar de dizerem que “todo mundo vai participar”, normalmente os cargos mais altos da hierarquia nunca participam, somente a “tigrada”, a “peãozada”, o “chão de fábrica” (expressões que já ouvi).
5 – Não desenvolvem uma parceria de longo prazo com o prestador de serviços, mas fica “pererecando” de um pro outro sempre buscando o menor preço naquele momento. Ignorando o retorno que a palestra gera (nunca fazem essa conta) e o valor agregado de uma parceria de longo prazo.
Identificou alguma situação dessas? Cuidado, você pode estar numa empresa que diz que acredita em você, mas é mentira! A empresa finge que te ama, e você finge que acredita.
Até quando?
✅ Meu nome é Eduardo Mesquita, faço palestras que aumentam o engajamento das equipes, a autoconfiança das pessoas e os resultados das empresas. Me acompanhe e ativa as notificações 🔔 para não perder nada!
💬 Além disso eu aprimoro a sua comunicação e te ajudo a falar BEM em público. Entra em contato, vamos conversar para eu poder contribuir com você👊 .