Eduardo Mesquita

Não basta planejar bem!

Não é porque você planejou que obrigatoriamente vai ter sucesso. Algumas vezes o planejamento é lindo e a execução é uma lambança. Tipo Fuckup Nights.

Muitos anos atrás eu recebi o convite para palestrar para uma equipe comercial de uma gigante gigantesca multinacional do agro negócio. Era a maior e melhor oportunidade da minha vida, até aquele momento.

Elaborei uma palestra de forma cuidadosa, e o conteúdo ficou muito bom. Fiz os slides lindos, dinâmicos, vibrantes, envolventes. E para não correr riscos resolvi gravar dois disquetes com a palestra. Sim, isso foi no tempo dos disquetes.

Para ser ainda mais cauteloso eu comprei disquetes brancos, para não correr o risco de misturar. Se você viveu, se lembra que por muito tempo só tivemos disquetes pretos. Esses brancos eram novidade naquele tempo. Lá fora os dinossauros pastavam.

Salvei a palestra em dois disquetes brancos novinhos e deixei em cima da escrivaninha que usava em casa, para pegar na manhã seguinte e ir conseguir o maior contrato da minha jovem carreira.
No dia seguinte acordei cedo, fiz minhas orações, tomei um banho caprichado, um café da manhã reforçado, fui até a escrivaninha, abri a gaveta e peguei os dois disquetes de dentro da caixinha de disquetes.

Notou algo errado?

Fui para o evento, entreguei o disquete branco número 1 e ouvi, entre apavorado e surpreso que “não tem nada nesse disquete”, disse o menino da informática.

Seguro, confiante e tranquilo entreguei o segundo disquete. E o menino do computador, entre confuso e divertido, disse que “esse aqui também está vazio”. Apavorei.

Entendeu onde eu errei? Na hora de sair de casa eu deixei os disquetes gravados em cima da escrivaninha, onde tinha planejadamente colocado, e peguei dois disquetes virgens como Iracema, de dentro da caixinha.

Perdi o controle, fiquei nervoso, a palestra foi muito mais ou menos (pensando no copo cheio) e não saí de lá com contrato nenhum. Foi um soco na minha autoestima.

E aí eu ouço gente falando que basta planejar para ter resultados positivos. Não tão rápido, padawan! Algumas vezes você planeja bem e executa como uma besta.
Eu fiz isso.

Não faça também. É mais barato e mais seguro aprender com os erros e lambanças dos outros.

Há braços!

Eduardo Mesquita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *