Não faça palestras todo mês na sua empresa!!
Pode parecer até meio contra-intuitivo eu falar isso, já que sou palestrante e vivo de vender palestras. Mas para mim o mais importante e interessante é criar um relacionamento de confiança com você, e para isso preciso te falar a verdade. E não ficar tentando te vender palestra de qualquer jeito.
Acontece que palestras são recursos pontuais de alto impacto. Vou te contar uma história: alguns anos atrás um cliente – que eu prestava consultoria – estava no último dia do mês e sua equipe de televendas não havia batido a meta. Isso pode parecer algo corriqueiro, mas era algo muito sério para ele que representava algumas marcas de grandes empresas internacionais que sempre eram assediadas por outros fornecedores de soluções comerciais. Ou seja, se ele não batesse a meta seus clientes poderiam se interessar por outra pessoa para vender seus produtos.
Eu alinhei com a gerente comercial e trancamos a sala. E avisamos pela intranet que ninguém ia entrar ou sair da sala de vendas enquanto não tivéssemos a meta batida. Fizemos uma reunião com a equipe e informamos isso, que a gente estava trancado ali até bater a meta. A gerente fez um discurso empolgante e sincero deixando claro que a gente estava fazendo aquilo porque acreditava na equipe e sabia que ia dar certo.
Sabe o que aconteceu? A meta estava destruída às 16 horas. Aumentamos um pouco mais os resultados e liberamos a equipe uma hora mais cedo. Uma iniciativa de alto impacto, ousada, arriscada e que deu certo. Poderia ser feito todo mês? De jeito nenhum! O impacto se perderia, passaria a ser uma pressão inútil, não era algo “fora da caixinha” e nunca mais daria resultado.
Palestra é assim. Você contrata alguém de fora – eu, de preferência – para falar com sua equipe, motivar, desafiar, provocar, reconhecer, e cria um momento de muita emoção, conhecimento e empolgação. O resultado é fantástico, as pessoas saem pilhadas, com muitas boas lembranças e decisões para suas vidas. Mas se você fizer isso todo mês o impacto ser perde.
“Eduardo, mas e se eu quiser todo mês?” – então os temas precisam ser trabalhados para não ter repetição, talvez a pessoa precise ser outra, mas o mais importante é entender se o que você precisa então, não é treinamento. Treinamento pode – e precisa – ser feito com regularidade e constância. Palestra é uma ação cirúrgica e pontual.
Então agora que você entendeu isso, vamos agendar a palestra para sua empresa. A ação que vai dar um GÁS na sua equipe e provocar muitas mudanças.
E depois a gente conversa sobre os treinamentos. Eu posso te atender nisso também.
Lembre-se: meu whatsapp é 62 99689 6969.